Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36824

Compartilhe esta página

Título: Física de partículas para o ensino médio em quadrinhos
Autor(es): SILVA, Cristiano Pereira da
Palavras-chave: Física (Ensino médio); Partículas (Física, química, etc.); Histórias em quadrinhos na educação – Carpina (PE); Ensino - Meios auxiliares
Data do documento: 28-Mai-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Cristiano Pereira da. Física de partículas para o ensino médio em quadrinhos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A influência dos filmes, séries de televisão e desenhos animados, inspirados em histórias em quadrinhos de super-heróis, tem contribuído para a divulgação científica de algumas teorias da física de partículas no público adolescente. A partir deste cenário, este estudo visa propor uma estratégia de ensino sobre esta temática por meio da construção e aplicação de HQs em sala de aula. Esta pesquisa contou com a participação de estudantes consultores e voluntários da escola técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, no município de Carpina-PE. Além destes colaboradores já citados, tivemos a indispensável contribuição de três graduandos do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Para consolidar a proposta citada, foram ofertadas oficinas e reuniões de discussão sobre a produção de narrativa em quadrinhos. Nesse processo, foram construídas várias versões de roteiros para a confecção da HQ, visando ajustes na linguagem e no tamanho do produto. Após passar pelos procedimentos de ilustração e revisão, a história em quadrinhos foi disponibilizada a um grupo de 20 alunos de quatro turmas do 3º ano do ensino médio. Os estudantes participaram também da resolução de três questionários que visavam verificar, a compreensão dos conceitos físicos da história, o tema e arte utilizados, e críticas e sugestões para a melhoria da qualidade da história em quadrinhos. Os resultados obtidos, revelados neste trabalho, foram extremamente positivos. Além de demonstrar um excelente desempenho dos estudantes nas questões básicas da física de partículas elementares, estes resultados também contribuíram para a melhoria do produto educacional, através das colocações subjetivas nos questionários de opinião. Todos estes fatores credenciam o ensino de física de partículas por meio de histórias em quadrinhos como uma alternativa, na busca da promoção e da construção de uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36824
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiano Pereira da Silva.pdf8,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons